The Relicans

Cover image for [pt-BR]DevRel: O básico
Pachi 🪐  (she/her/ela)
Pachi 🪐 (she/her/ela)

Posted on

[pt-BR]DevRel: O básico

Olá,
Hoje decidi escrever sobre algo que tem sido meu assunto favorito nos últimos meses: Relações com Desenvolvedores.

Como comecei:

2020 foi meu ano de procura de emprego. Eu mantive um emprego de meio período a maior parte do ano, mas não tem sido suficiente financeiramente, nem em termos de desafios / aprendizado, então me candidatei a todas as vagas em que me encaixava > 50% da descrição.
Em uma dessas aplicações, despertei o interesse de alguém e começamos a conversar. Ela me perguntou: você tem interesse em DevRel?

Bem, eu não tinha ideia do que era uma DevRel, mas como a dev nova no mercado e orgulhosa que sou, eu não queria dizer: "Eu não sei o que é isso!", então eu rapidamente perguntei a alguns amigos e fiz algumas pesquisas no Google. Peguei a noção básica de que era de alguma forma um desenvolvedor que trabalhava com marketing, e como não sou de deixar passar oportunidades de aprendizado ou conexões, respondi honestamente: "Nunca pensei em trabalhar nisso, mas adoraria tentar".

E com isso amigas, me abriu a porta para o Universo de Relações com o Desenvolvedor

Qual é o meu trabalho

Para este trabalho específico, faço principalmente engajamento e redação no Twitter. Você pode pensar que qualquer um poderia fazer isso, mas não é tão simples.
A empresa quer construir um relacionamento autêntico com a comunidade de desenvolvedores, então a pessoa responsável por cuidar do Twitter dessa empresa tem que ser autêntica, se preocupar com os desenvolvedores e com as tecnologias com as quais a empresa trabalha.
Eu também trabalho escrevendo artigos e fazendo pesquisas sobre Dev News.
Agora, embora seja isso o que tenho feito como DevRel, há MUITO mais do que isso.

Então, o que um DevRel faz?

Muitas coisas!

  • Elas criam conteúdo (palestras, podcasts, artigos, vídeos do YouTube e muito mais),
  • Eles respondem a perguntas e apoiam a comunidade #DEV,
  • Elas ouvem o que essa comunidade está dizendo, o que está em alta e o que precisa melhorar. Com esse feedback, elas advocam as empresas para tornar seus produtos mais amigáveis ​​para o desenvolvedor.

Um DevRel é uma ponte entre a comunidade e a empresa.

Exemplos, por favor !!!

Você sabe o que foi engraçado? Quando eu finalmente entendi o que era um DevRel, percebi que já era meio que uma!
Eu tenho transmitido live coding na Twitch por meses e tenho um bom público;
Comecei a escrever artigos aqui no Dev.to quase assim que comecei a aprender a codar e recentemente tive a chance de escrever para o FreeCodeCamp;
e passei 2020 sendo superativa no Tech Twitter construindo relacionamentos e compartilhando minha jornada.

Como posso ser um DevRel?

Então, se esse post te interessou, e talvez você queira considerar a carreira, aqui estão algumas dicas que você pode até estar, como eu, já estou fazendo:

  • Escreva artigos: Aqui no Dev.to ou no seu próprio blog. Escrever é basicamente construir um portfólio. Você pode escrever sobre o que está aprendendo ou ensinar algo sobre algo que você saiba bem. Nem sempre precisa ser algo técnico, desde que seja relevante para outras pessoas desenvolvedoras.
  • Planeje dar palestras: Em conferências ou meetings. Atualmente, tudo está online, então isso pode tornar as coisas um pouco mais fáceis para você. Você pode se inscrever para falar em qualquer lugar que tenha como foco linguagens com as quais você tenha alguma experiência. Tenho um artigo (em inglês, desculpa x.x) sobre como escolher o que falar aqui.
  • Live Coding é a minha paixão: Isso não é para todos, mas se você quiser tentar, pegue uma conta no Twitch, um projeto para trabalhar e aperte o botão abrir Live. Provavelmente escreverei mais sobre isso no futuro, mas aprender assistindo é sempre bom, então venha me assistir algum dia!
  • Seja ativo em comunidades: pode ser aqui, ou Twitter ou talvez algum fórum onde desenvolvedoras de sua linguagem de programação ou tecnologia preferida se encontram.
  • Continue codando: o que torna um DevRel um DevRel é sua conexão com a comunidade de desenvolvedores, por isso é muito mais fácil se conectar se você for um desenvolvedor. Existem algumas funções menos técnicas, mas ficar confortável com o código o deixará confortável com os desenvolvedores.

Recursos

Embora este seja uma área meio "nova" e não tão conhecida do mundo de desenvolvimento, recentemente li ótimos livros (esses livros são em inglês, mas vou dar uma pesquisada em material em português):

Conclusão

Ser uma DevRel pode ser uma boa mudança de carreira, porque permite que você continue codando, mas também faça outras coisas. Mas não é para todos, já que muitos de nós começamos a programar porque queríamos, bem, programar HAHA.

Mas se você acha que esse trabalho de criar a conexão entre desenvolvedores e empresas é interessante, talvez DevRel seja algo para você considerar.

Espero que este artigo tenha sido útil e agora você sabe o que é DevRel. Se você tiver alguma dúvida ou pensar em qualquer coisa relacionada que daria um bom post, me avise e eu posso escrever sobre isso!

Obrigada por ler!

Fique à vontade para se conectar comigo no Twitter
E venha conferir meus streams de código ao vivo no Twitch algum dia!

Discussion (5)

Collapse
reisdev profile image
ReisDev

Acho que a única coisa que ainda preciso quebrar o bloqueio é palestrar. É difícil achar algum conteúdo que pareça relevante pra comunidade e não seja mais do mesmo. Um desafio e tanto. Um dia chego lá!

Collapse
pachicodes profile image
Pachi 🪐 (she/her/ela) Author

Como eu sempre folo, nada é mais do mesmo se voce usar suas experiencies e personalidade.
Só voc sabe o que vc viveu e as vezes suas experiencias pessoas dão um tom bem diferente que torna seu conteúdo unico

Collapse
captainellie profile image
Captain Ellie

You can do it! <3

Collapse
eduardoklosowski profile image
Eduardo Klosowski

Uma dúvida que surgiu, o quanto que a criação de um conteúdo mais denso, discutindo até cientificamente em alguns momentos, seria interessante para um DevRel? Visto que muitas pessoas acabam optando por opções rápidas de cursos, materiais e até mesmo ferramentas, que para conseguir isso acabam tendo que ser mais superficiais. Porém ao se aprofundar, um indicador de uma ferramenta de monitoramento pode representar muito mais informação, assim com conseguir lidar melhor com esse monitoramento, como eu já vi usarem fórmulas com derivada para tomar decisão de alertar problemas.

Collapse
pachicodes profile image
Pachi 🪐 (she/her/ela) Author

A area de DevRel é bem variada, e tem espaço para assustos mais profundos sim. Existem cargos em DevRel, por exemplo, que são focados em escrever tutoriais e documentação, o que muitas vezes da abertura para conteúdos mais densos