The Relicans

Eduardo Klosowski for A Caverna do Patocórnio

Posted on • Originally published at eduardoklosowski.github.io

Liberar acesso ao servidor SSH pelas chaves do GitHub

Uma das formas mais utilizadas para acessar servidores GNU/Linux é através do SSH. Esse acesso pode ocorrer através de usuário e senha ou de um par de chaves criptográfica, normalmente RSA ou mais recente Ed25519, que são chaves assimétricas, onde a chave pública é copiada para o servidor e a privada fica no cliente que está pedindo acesso. Esse processo é o mesmo que ocorre no GitHub para permitir o acesso aos repositórios através de SSH, e é possível se aproveitar disso.

Caso tenha alguma dúvida para criar chaves, ou mesmo queira verificar como configurar o cliente SSH, recomendo dar uma olhada no meu texto sobre configuração do Git.

Permitindo acesso através da chave

Primeiramente, para permitir o acesso a um servidor por chave criptográfica, basta adicionar a chave pública no arquivo ~/.ssh/authorized_keys, onde ~ é a home do usuário no servidor ao qual deseja-se permitir o acesso remoto. Desta forma, basta conseguir uma cópia da chave pública para permitir o acesso. Lembrando que o serviço do SSH deve estar em execução nesse servidor (para Debian e derivados basta instalar o pacote openssh-server).

Acessando a chave pública no GitHub

Como a chave pública não é uma informação sensível, e pode ser divulgada, o GitHub lista as chaves públicas cadastradas dos usuários ao adicionar .keys ao final do link do perfil. Exemplo: https://github.com/eduardoklosowski.keys. Assim ao acessar essa URL será listada todas as chaves públicas cadastradas para a conta, em vez de mostrar o perfil do usuário. Desta forma, basta adicionar essas chaves ao final do arquivo ~/.ssh/authorized_keys e o dono dessa conta já poderá acessar o servidor.

Esse processo também poderia ser feito através da linha de comando, não sendo necessário copiar e colar as chaves, bastando executar um dos comandos abaixo (de acordo com a ferramenta que estiver disponível no servidor):

curl https://github.com/eduardoklosowski.keys >> ~/.ssh/authorized_keys
# Ou
wget -qO - https://github.com/eduardoklosowski.keys >> ~/.ssh/authorized_keys
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Considerações

Muitos desenvolvedores possuem conta no GitHub, e adicionaram suas chaves públicas a sua conta. Então fazer esse processo permite liberar o acesso a um servidor de forma fácil e segura (desde que o dono da conta mantenha sua chave privada de forma segura). Uma aplicação bastante interessante disso é na criação de servidores para pair programming, onde um servidor pode ser criado e as pessoas que forem programar podem compartilhar o terminal através do tmux, sendo necessário se conhecer apenas o nome de usuário do GitHub, em vez de criar uma senha e compartilhá-la, ou pedir e aguardar a outra pessoa enviar sua chave pública.

Discussion (0)